segunda-feira, 7 de setembro de 2009

FÉRIAS

As férias já lá vão, pelo menos as minhas, porque os pequenos continuam de férias pelo menos até para a semana que vem.

As férias são óptimas , colocamos nelas todas as nossas expectativas, que vamos fazer isto e aquilo e ver mais o outro e depois ficamos apenas com tempo para estar 24 sobre 24 com os pequenos. Eles ficam loucos de estar tanto tempo connosco e não nos largam, não largam mesmo, querem que estejamos presentes em todos os segundos das suas férias e protelamos tudo para o mês seguinte para o ano seguinte ou talvez para a década seguinte...

Mas neste tempo de praia, de sol, de campo, de descontracção, de amigos e casa dos avós os pequenos vão crescendo e fazendo das suas...
A pequena Rosa está enorme já se senta sozinha, passa um objecto de uma mão para a outra sem qualquer dificuldade, come sopa e carne e fruta e detesta iogurte e banana e papa e quer comer sozinha e desespera porque não quer dormir, afinal há um mundo imenso para descobrir, faz coisas fantásticas como tagarelar quando lhe damos um livro para as mãos como se estivesse a ler a história.
Conseguimos finalmente pintar e arranjar todo o seu quarto e mudá-la para lá. O quarto deu trabalho mas está uma verdadeira obra prima, em tons de verde e rosa, com uma parede que parece um jardim, está verdadeiramente delicioso, espero que ela também ache e se divirta pelo menos durante os próximos 10 anos, porque depois disso imagino que queira outra coisa completamente diferente e quem sabe ache piroso ter paredes verdes e rosa com flores ao fundo...

O Grande José não está muito disposto para a comida, prefere os salgados, de preferência as batatas fritas e os doces os rebuçados e gelados e sugos a que ele chama chocolate.
Num só fim de semana conseguiu esmurrar o nariz enquanto tentava imitar o Rodrigo numa cambalhota em chão de pedra na festa da Urraca, esse lugar mítico, e no dia seguinte esfolar os joelhos na festa da Leiria enquanto corria atrás da mãe.
A praia foi um grande momento, cheio de mergulhos sem medo nenhum da água e das ondas, um verdadeiro peixe o meu pequeno. Temos que ir para a piscina... As bolas de Berlim foram uma descoberta marcante destas férias por terras dos Algarves. Obrigado ao Gonçalo à Patrícia e ao Alberto.
Os carros continuam a dominar os interesses e a Rosa a levar beijos e abraços de ir às lágrimas ou carrinhos estragados para brincar, ou empurrões. Segundo ele está Grande e cheio de saudades da escola. Já faz planos e chama pela Alda. Quer dar murros e para espanto meu diz ter uma pistola para dar murros em todos. Aprendeu a fazer músculo, seja lá o que isso for.
Deixou a fralda em 2 tempos e já nem para dormir precisa deste acessório, foi a mais brilhante coisa que fizemos estas férias e sim é fantástico esta liberdade de não mudar fraldas e ter bacios e afins. Está grande o meu pequeno, um verdadeiro Herói. Desenhou aquilo que diz serem 2 peixes no frigorífico e aproveitou para expressar um pouco mais da sua arte na cómoda branca do quarto da Rosa. Por esta altura de fim de férias deu em pintor e faz disso um verdadeiro objectivo.

As férias foram tempo de muitas aventuras e de muito cansaço, pelo menos para mim, estou pronta para outras, mas afinal estou de volta ao trabalho e ansiosa que os pequenos voltem para a escola e para as rotinas, consiga eu aguentar, não vai ser fácil, alguém ajude, ajudem todos vamos precisar!

Sem comentários: