terça-feira, 13 de outubro de 2009

Espectáculos para crianças

Cada vez que se faz, no sentido da criação, um espectáculo para crianças, lá vem a eterna discussão sobre a faixa etária recomendada, o que percebem ou não as crianças, se aguentam ou não…
Eu, altamente critica em relação a tudo isto, não acredito em barreiras etárias. É ou não é um espectáculo para crianças? Tem ou não tem conteúdos próprios para crianças, usa ou não linguagem de crianças, tem ou não tem um ritmo adequado a este exigente público?
Se sim, então é para qualquer criança! Parece-me lógico que a Rosa que tem apenas 8 meses não vá ver um espectáculo que não seja para bébés, afinal é isso que ela é! Não tem sequer limiar de atenção que o valha… vai com certeza seguir o ritmo e ver as cores e as luzes, mas ficamos por ai, aguenta certamente alguns minutos, isto na boa das hipóteses…
O José tem quase 3 anos e tem visto algumas coisas, não muitas coisas mas algumas e aguenta perfeitamente qualquer espectáculo que tenha as características acima referidas. Tinha apenas 18 meses, ou nem tanto e foi ver uma opera infantil, onde várias crianças saíram a meio e até antes. Como é óbvio não percebeu a história, não percebeu o que cantaram ou sequer os movimentos que fizeram, mas esteve atento à música e aos sons. Esteve atento às cores, à luz e á sua ausência…
Com quase 2 anos foi ver um daqueles espectáculos altamente comerciais que não valem em nada a saída de casa, percebeu a história do princípio ao fim e até teve pesadelos com a história. Não me parece relevante o que retêm, não me parece relevante o fio condutor ou sequer a narrativa, acho importante que vejam e que depois possamos analisar o que viram que possamos falar sobre isso, tudo o resto fica ao critério das crianças…

Sem comentários: