segunda-feira, 19 de julho de 2010

Varicela

Varicela e os mitos urbanos e ou rurais...

A Rosa está com varicela.
Foi diagnosticada na sexta-feira e tiveram que ser duas médicas para o comprovar, agora temos uma loooooooooooonnngaaaaaaaaaaa semana pela frente.
A miúda está traquinas e a casa parece demasiado pequena para as suas diabruras, quando não está a dormir ou lhe dedicamos 100% de atenção ou então é mesmo para esquecer.
Depois há os mitos sobre varicela: não se pode sair de casa durante uma semana. Porque? Ninguém parece saber... já ouvi de tudo: que pode contagiar, isso já todos sabemos é uma doença contagiosa, logo se a pequena estiver com alguém que nunca teve a doença, é muito provável que a pessoa passe a ter.
Estamos à espera que o pequeno José comece a ter pintinhas, não haverá solução.
Já ouvi que saindo à rua pode apanhar meningite, já ouvi que não pode apanhar ar, porque faz mal, e quando digo já ouvi, ouvi de profissionais de saúde, dos senhores da linha de saúde 24... e por ai fora...
Finalmente a pediatra da Rosa veio confirmar que isso de não sair à rua é um mito urbano ou rural, é um mito é quanto basta. Não sair à rua porque é uma doença contagiosa, mas se sair para a varanda cá de casa não vai contagiar ninguém, a menos que esse alguém também esteja na varanda cá de casa.
O que não deve acontecer é apanhar sol, por causa das borbulhas, mas parece-me óbvio que a miúda não ia para a praia, amanhar um solinho.
Ou então não, nada me parece óbvio, afinal!!!!

Sem comentários: